Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Temos 21 visitantes online, total de visitas: 87.256

História da Povoção

 

 

  Durrães é uma freguesia portuguesa do concelho de Barcelos, com 2,90 km² de área e 785 habitantes (2001) estimando-se que hoje sejam cerca de 900. Densidade: 270,7 hab/km². A freguesia de Durrâes, situa-se no norte do concelho, fazendo limite com o distrito de Viana do Castelo.


Património
A Ponte Seca é uma das imagens de Durrães. Sobre ela passa o comboio desde há muitos anos.


Associativismo
Existem na freguesia de Durrães várias associações que promovem conjuntamente o desenvolvimento da freguesia. É o caso do GEN (Grupo de Estudos Históricos do Vale do Neiva), o Grupo Cénico Lirio do Neiva, a Casa do Povo de Durrães, o Grupo Verde Aventura e o Futebol Clube Lírio do Neiva.
O GEN está inserido na Casa do povo de Durrães e, tal como o próprio nome indica, ocupa-se da arqueologia do Vale do Neiva tendo vindo a desenvolver várias actividades desde 1977. A Casa do Povo está também ligada à promoção da cultura na freguesia, promovendo feiras do livro anuais (contando ja com sete edições), actividades de verão para jovens (OTL) em conjunto com o IPJ, exposições, ligação gratuita à internet, biblioteca, apoio escolar, entre muitos outros.
O Grupo Cénico Lirio do Neiva tem recuperado peças antigas que fazem sucesso por onde passam, uma vez que as suas actuações não são só na freguesia, mas espalhadas um pouco por todo o Vale do Neiva.
O Grupo Verde Aventura é a associação mais recente e mais voltada para o publico jovem. O BTT é a actividade que mais se destaca neste grupo.